Acessibilidade / Reportar erro

Uma pesquisa de manejo médico e neuropsiquiátrico em uma coorte brasileira de pacientes com doença inflamatória intestinal (DII)

RESUMO

A doença inflamatória intestinal (DII) pode ser acompanhada por vários distúrbios neurológicos. Desde 2004, iniciamos uma coorte brasileira para avaliar complicações neuropsiquiátricas em pacientes com DII. Mudanças na estratégia terapêutica e diferenças na prevalência e relevância dos transtornos neuropsiquiátricos têm sido relatadas na literatura. Realizamos uma breve pesquisa relatada pelos pacientes sobre o manejo médico da DII (com foco especial no manejo neuropsiquiátrico) e suas complicações. Durante o período de 01/09/2021 a 31/08/2022, 279 pacientes com DII responderam à pesquisa (128 pacientes com retocolite ulcerativa e 151 com doença de Crohn). Esta é a primeira pesquisa de gestão médica que visa verificar o nível de percepção dos pacientes com DII acerca de suas condições neuropsiquiátricas. Encontramos uma alta prevalência de comorbidades neurológicas (59%), psiquiátricas (32%) e neuropsiquiátricas (69%). Há uma discrepância marcante entre os achados de distúrbios neurológicos relatados em nossos estudos durante os primeiros 10 anos da coorte em comparação com a percepção/conhecimento atual entre os pacientes da presente pesquisa de manejo. Os pacientes tendem a ter uma melhor compreensão das condições que afetam o sistema nervoso central do que as que afetam o sistema nervoso periférico.

Palavras-chave:
Doença inflamatória intestinal; doenças neuropsiquiátricas; enquete

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br