RESUMO
Partindo da compreensão da relação constitutiva entre língua e literatura e do poderoso papel da literatura na formação do sujeito, este trabalho pretende inserir-se nas discussões travadas por linguistas aplicados a respeito da inclusão da literatura em planejamentos curriculares na área de formação de professores de espanhol. Mobilizando a Proposta Multirrede-Discursiva (Serrani, 2010Serrani, S. (2010). Discurso e cultura na aula de língua. Currículo, leitura, escrita. Pontes Editores. , 2020Serrani, S. (2020). A proposta multirrede-discursiva: antecedentes, descrição geral e exemplos. Em S. Serrani (Ed.), Cultura e Literatura no ensino de língua-discurso (pp. 29-63). Pontes Editores.), este artigo apresenta o conto “Anhedonia”, da cubana Mylene Fernández Pintado (2013)Fernández Pintado, M. (2013). Anhedonia. In H. Hernández Hormilla, Palabras sin velo: entrevistas y cuentos de narradoras cubanas (pp. 286-297). Editorial Caminos., a partir de critérios multirrede-discursivos, e discute uma proposta de práticas de linguagens que permitam enfocar, de forma articulada, o tema sociocultural: a mulher (cubana) e sua representação em sociedade, e a heterogeneidade discursiva como tema de língua-discurso, materializada no discurso relatado, sempre visando à formação intercultural de professores de espanhol. Nas oficinas apresentadas estabeleceu-se uma rede semântica a partir de textos em gêneros discursivos diversos com posições diferentes sobre o tema sociocultural em debate, o que pode possibilitar uma melhor compreensão deste e contribuir com uma formação compromissada com a cidadania.
Palavras-chave:
formação de professores de espanhol; proposta multirrede-discursiva; mulher; heterogeneidade discursiva