Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções para a promoção da funcionalidade da pessoa idosa na transição hospital-domicílio: revisão integrativa

Resumo

Objetivo

Identificar na literatura, intervenções que auxiliam na promoção da funcionalidade da pessoa idosa durante a transição hospital domicílio.

Método

Revisão integrativa de literatura com buscas entre outubro e novembro de 2022, nas bases de dados: MEDLINE, Lilacs, IBECS, BDENF, WoS, SCOPUS, CINAHL e PEDro, com os MeSh: Aged, Transitional Care e Functional Status, em qualquer idioma, sem recorte temporal, com operador booleano OR e AND. Resultado: Identificou-se 2.123 artigos, nove atenderam aos critérios de inclusão, emergindo quatro categorias: Educação em saúde; Envolvimento ativo das pessoas idosas e cuidadores familiares; Atuação de equipe multidisciplinar; Acompanhamento após alta hospitalar.

Conclusão

A continuidade dos cuidados após alta hospitalar através de intervenções para manter e recuperar a funcionalidade é uma estratégia que fortalece a autonomia e a independência das pessoas idosas.

Palavras-Chave:
Cuidado Transicional; Idoso; Educação em saúde; Estado funcional

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com