Acessibilidade / Reportar erro

Validação da Morse Fall Scale – versão brasileira para pessoas idosas institucionalizadas (MFS-B/ILPI)

Resumo

Objetivo

Realizar a validação de critério e de constructo da Morse Fall Scale - versão brasileira (MFS-B) para pessoas idosas institucionalizadas.

Método

Estudo metodológico de validação aninhado a um estudo longitudinal. A pesquisa foi desenvolvida em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com 172 pessoas idosas. Os dados foram coletados por meio da avaliação direta da pessoa idosa e dados do prontuário. A análise foi realizada pela estatística descritiva e inferencial pela curva ROC, sensibilidade, especificidade, correlação de Pearson e Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória.

Resultados

A melhor estimativa para predizer a queda foi no ponto de corte 45 pontos da MFS-B para pessoas idosas institucionalizadas, com sensibilidade de 93,3% e especificidade de 58,9%. Quando analisada a confiabilidade de MFS-B com a exclusão do item “terapia endovenosa/dispositivo endovenoso salinizado ou heparinizado” – “TE/DSH” houve melhora da confiabilidade (α≥0,700) e essa exclusão também foi aprovada na Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória.

Conclusões

Os resultados apontam para uma boa capacidade de predição de queda pela MFS-B para pessoas idosas institucionalizadas, com melhor acurácia quando excluído o item “TE/DSH”. Esses resultados fundamentaram a adaptação da MFS-B para cinco itens de avaliação, sendo essa denominada MFS-B/ILPI.

Palavras-Chave:
Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Acidentes por Quedas; Segurança do Paciente; Estudo de Validação

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com