Acessibilidade / Reportar erro

Nanocompostos utilizados no tratamento de lesões cutâneas: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear os nanocompostos utilizados no tratamento de lesões cutâneas.

Método:

Revisão de escopo, conforme metodologia Joanna Briggs Institute, realizada em oito bases de dados, lista de referências e Google Scholar para responder à pergunta: “Quais os nanocompostos utilizados como cobertura para o tratamento de lesões cutâneas?”. Dois revisores independentes, selecionaram a amostra final mediante critérios de inclusão/exclusão usando os programas EndNote® e Rayyan. Os dados foram extraídos com formulário adaptado e reportados pela extensão do checklist PRISMA, o protocolo foi registrado na Open Science Framework (OSF).

Resultados:

21 artigos selecionados, trouxeram nanofibras, nanogéis e nanomembranas como os nanocompostos descritos na cicatrização de feridas, isolados ou em associação a outras terapias: pressão negativa e elástica. Os nanomateriais com prata destacam-se em acelerar a cicatrização pela ação antimicrobiana e anti-inflamatória, recomenda-se cautela no uso pelo risco de citotoxicidade e resistência microbiana.

Conclusão:

Os nanocompostos utilizados no tratamento de feridas são eficientes em acelerar a cicatrização e reduzir custos, a adição de bioativos aos nanomateriais agregaram propriedades extras que contribuem com a cicatrização.

DESCRITORES
Ferimentos e Lesões; Úlcera Cutânea; Nanocompostos; Nanogéis

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br