Acessibilidade / Reportar erro

Laser de alta potência no tratamento da pigmentação gengival: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa é avaliar se há efetividade do laser de alta potência no tratamento da pigmentação melânica gengival.

Métodos:

Esta pesquisa constitui-se de uma revisão integrativa realizada no período de setembro de 2021 a maio de 2022 buscando responder à seguinte pergunta: “Qual é a efetividade clínica do laser no tratamento da pigmentação melânica gengival?”. Os artigos foram analisados por duas pesquisadoras e as informações dos artigos foram coletadas com ênfase nos seguintes dados: autores, ano de publicação, objetivos do estudo, metodologia, resultados e conclusão.

Resultados:

Dos 16 artigos selecionados inicialmente, 08 foram excluídos, sendo 03 revisões da literatura, 04 relatórios de estágio e 1 trabalho de conclusão de curso. Desta forma, 08 artigos foram selecionados.

Conclusão:

Dentre diversos tipos de lasers e técnicas para sua utilização, o laser, especialmente o laser de diodo, foi a técnica mais utilizada e apresentou melhores resultados estéticos, menos dor, cicatrização mais rápida, preferência e satisfação dos pacientes após o tratamento. São necessários mais ensaios de controle randomizado de boa qualidade em diferentes técnicas usadas atualmente para gerar conclusões com alta evidência cientifica.

Termos de indexação
Gengiva; Terapia a laser; Melanose

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br