Acessibilidade / Reportar erro

Monitorização por absortometria com duplo raio X na síndrome do intestino curto pediátrica: uma revisão integrativa

Objetivo:

Analisar a saúde óssea de pacientes pediátricos com síndrome do intestino curto — falência intestinal (SIC-FI).

Fontes de dados:

Revisão integrativa da literatura usando os dados publicados nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/ United States National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) entre janeiro de 2010 e abril de 2021 e por meio de busca manual nas listas de referências de estudos relevantes. Foram incluídos estudos em inglês que avaliaram a densidade mineral óssea pela técnica de absorciometria de raio X duplo (DXA), incluíram pacientes pediátricos (até 20 anos de idade) com SIC sob terpia nutricional parenteral. Onze fontes primárias preencheram os critérios de inclusão para este estudo.

Síntese dos dados:

A pesquisa revelou que pacientes pediátricos com SIC-FI sob nutrição parenteral (NP) de longo prazo tiveram alterações frequentes no metabolismo ósseo, levando a fraturas osteoporóticas e falha de crescimento. Esses pacientes apresentam deficiências de múltiplos nutrientes, como cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D. Consequentemente, houve variações na secreção e regulação do hormônio da paratireoide. Além disso, as limitações farmacotécnicas relacionadas ao cálcio e fósforo na solução de NP, o uso de glicocorticoides e dificuldade para realizar atividade física são fatores de risco para o desenvolvimento de doença óssea metabólica em pacientes pediátricos com SIC-FI.

Conclusões:

A baixa densidade mineral óssea foi associada a um alto risco de desenvolver osteoporose, fraturas e deficiência de crescimento em pacientes pediátricos com SIC-FI sob terapia nutricional parenteral em longo prazo.

Palavras-chave:
Insuficiência intestinal; Pediatrico; Nutrição parenteral; Absorciometria de fóton


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br