RESUMO
Objetivo:
Caracterizar os fatores ambientais de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC) no estado de Minas Gerais (MG), Brasil.
Métodos:
Trata-se de um estudo transversal envolvendo 164 cuidadores de crianças/adolescentes com PC, na faixa etária de um a 14 anos. O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e o Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS) foram utilizados para classificar a funcionalidade dos participantes e os fatores ambientais foram avaliados por um questionário on-line que abordou produtos e tecnologias, ambiente físico, serviços e sistemas. Análises descritivas foram realizadas por meio de porcentagem e frequência.
Resultados:
A maioria dos participantes tinha PC bilateral (66,9%) e 45% deles eram espásticos. Os níveis II e V do GMFCS e MACS foram os mais frequentes. Cerca de metade (49,4%) fazia uso de anticonvulsivantes, 27,4% realizaram aplicação de toxina botulínica e 29% cirurgia ortopédica em membros inferiores. Utilizavam órteses em membros inferiores 71,3% e eram usuários do sistema público de saúde 51,8%. A maioria tinha acesso à fisioterapia (91,5%), mas dificuldade de acesso a intervenções com outros profissionais, como psicólogos (28%) e nutricionistas (37,8%). A escola foi o ambiente mais frequentado (78%) e também mais adaptado estruturalmente (42,7%).
Conclusões:
Os resultados deste estudo sugerem que barreiras de acesso aos serviços de saúde e barreiras no ambiente físico podem impactar a participação e inclusão social.
Palavras-chave:
Paralisia cerebral; Crianças; Funcionalidade; Ambiente